quarta-feira, 29 de junho de 2011

Resumo dos Capítulos "Comportamentalismo" e "Educação" do livro" Psicologia da Educação"

Christiane Nunes Lima*





   O autor Marcus Vinicius Cunha em seu texto apresenta algumas teorias formuladas por Freud.A teoria da personalidade apresenta a estrutura da personalidade humana e a dinâmica de seu funcionamento.Freud diz que a personalidade do individuo e dividida em três partes:o id que seria forças psíquicas,ou seja,desejos e necessidades que não reconhecem normas sociais;o ego que é um meio de percepção,convive segunda as regras sociais;e o superego que é uma forma de censura,é onde se concentra as regras e ordenações da sociedade e da cultura.
    O id que se origina da de energia proveniente dos desejos,deve chegar ao nível do ego que articula as ações supressoras das necessidades impostas até então.A Psicanálise diz que há amplos desejos que são impedidos de chegar ao ego,o indivíduo não toma ciência desse desejo,devido à censura imposta pelas barreiras morais internas da pessoa.A Psicanálise mostra que somos seres possuidores de desejos e necessidades que não conhecemos e que nossas escolhas conscientes são influenciadas pelas energias inconscientes.
     No segundo capitulo de seu livro “Psicologia da Educação”,Marcus Vinicius Cunha mostra a teoria do Comportamentalismo ou Behaviorismo.Essa teoria não aceita as idéias da Psicanálise,segundo os seus autores não é possível à existência de um inconsciente,que seja habitado de idéias reprimidas,pois este não pode ser comprovado de forma objetiva,o que podemos ver é a existência de certas atitudes da pessoa que podem ser neuróticas,mas não é certo atribuir isso algo que não seja visível.
      Segundo Watson era necessário concentrar-se no que é observável,o comportamento,e um comportamento é sempre resposta a um estímulo especifico isso ficou conhecido como Behaviorismo Clássico.Pavlov criou a teoria do condicionamento clássico que é explicado pelo modo como os estímulos ambientais e internos do sistema nervoso,são dispostos para produzir respostas.Existe também o Behaviorismo Metodológico que entende o comportamento apenas como respostas publicas dos organismos,e que diz que somente eventos diretamente observáveis e replicáveis seriam admitidos para tratamento por uma ciência, inclusive uma ciência do comportamento.O Behaviorismo Radical no qual é dito que a análise de um comportamento(cognitivo,emocional,motor)deve envolver,além das respostas em questão,o contexto em que ele ocorre e os eventos que seguem as respostas.




Bibliografia:*CUNHA,Marcus Vinicius.Freud-Psicanálise e Educação.In:____Psicologia da Educação.DPLA.Rio de Janeiro.2002
*CUNHA,Marcus Vinicius.Pavlov,Watson e Skinner-Comportamentalismo e Educação. .In:____Psicologia da Educação.DPLA.Rio de Janeiro.2002




*Christiane Nunes Lima é graduanda do 7ª período de História pela Faculdade de Formação de Professores FFP/UERJ.

Christiane Nunes Lima*

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